4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|

CDS-LS PARTICIPA DO II FÓRUM DE MULHERES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO LITORAL SUL

Fonte: Ascom CDS-LS
01/08/2023 às 16h12

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No último sábado (29), o município consorciado de Itacaré sediou o II Fórum de Mulheres Quilombolas do Território Litoral Sul. O encontro é tido como uma potência regional, que este ano colocou em discussão o tema “Acesso à garantia de direitos como forma de sobrevivência e resistência”.

Um Fórum completo, construído e pensado pelas mulheres negras quilombolas, e contou com apresentações culturais de poesia e samba de roda, palestra, partilha de saberes e um delicioso café da manhã e almoço quilombola.

O encontro ainda construiu diretrizes que serão apresentadas ao Governo do Estado, com apontamentos importantes, que colocam as demandas e necessidades das mulheres quilombolas no orçamento do Estado.

 

Comunidades quilombolas de Itacaré

O município é uma referência em comunidades quilombolas, no total, são 7 comunidades reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares, em curso, novos pedidos de comunidades que, se autoreconhecem, e querem também a certificação.

As comunidades também mantém sua cultura, através das vestes, culinária, religião, manifestações culturais como o Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Maculelê, capoeira, entre outros, que, afirmam e reafirmam a presença e contribuição social e histórica desses povos na sociedade itacareense.


Para mais informações acesse: https://linktr.ee/cdslitoralsul