4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|

PRESIDENTE DO CDS EXPANDE DIÁLOGO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COM PREFEITOS DE MARAÚ E CAMAMU

Fonte: Ascom CDS-LS
20/05/2021 às 14h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para criar alternativas via o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) em toda a região no intuito de acabar de vez com os lixões regionais, o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com os prefeitos de Maraú, Manassés Souza, e de Camamu, Enoc Silva, nesta quarta-feira (19).

Durante o encontro, Antônio apresentou a implantação da gestão dos resíduos sólidos de forma compartilhada, a situação dos aterros sanitários na região, a diminuição dos custos e dos problemas ambientais.

“A proposta já está sendo discutida pelos representantes de todos os municípios consorciados e estamos expandindo o diálogo para toda a região vizinha. Além de garantir um destino sustentável para a questão dos resíduos sólidos, também é importante a criação de uma campanha coletiva envolvendo toda a comunidade, incluindo os moradores, empresários e turistas, para implantar a coleta seletiva, separando o lixo entre os materiais secos e molhados. Essa medida, além de diminuir a quantidade de lixo, ainda garante a geração de renda para os catadores, que poderão reciclar grande parte desse material de forma muito mais rápida e segura”, explicou o presidente do CDS-LS.

Além disso, os prefeitos falaram das dificuldades para a destinação dos resíduos solos e do desafio que será transformar os atuais lixões em aterros sanitários, que são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. A reunião contou ainda com a participação de secretários municipais dos três municípios.