Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Equipes técnicas do MDR, CDS-LS e Prefeitura de Maraú em visita ao lixão do município. -
Visita ao lixão de Maraú. -
Prefeito Manassés na assinatura do Termo de Cooperação. -
Lideranças de Maraú e Pedro Maranhão.
A Prefeitura de Maraú e o Ministério do Desenvolvimento Regional assinaram nesta terça-feira (06) o termo de compromisso para encerramento dos lixões e o início dos estudos para viabilizar o fechamento. O documento foi assinado pelo prefeito Manassés e pelo secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão. Mais um municípios que faz parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) na responsabilidade social e ambiental em relação ao Marco Legal.
O documento prevê ainda a implantação de ações previstas no plano de trabalho elaborado dentro do prazo acordado, o auxílio na contrapartida por meio de disponibilidade de técnicos, equipamentos e maquinários, implantação da coleta seletiva, caso necessário e contratar disposição final dos resíduos sólidos em aterro sanitário, além da divulgação das atividades e repercussões.
O prefeito Manassés e o vice-prefeito, Neto da Madeireira, acompanharam o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão e a diretora do Projeto ProteGEEr, Helinah Cardoso, até o lixão da Península para uma vistoria no local.
O estudo será desenvolvido sob orientação do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Saneamento e da Prefeitura Municipal de Maraú. Pedro Maranhão garantiu ao prefeito Manassés que o Governo Federal estará movendo todos os esforços para garantir o apoio necessário, junto com a Prefeitura, para que o lixão do município seja fechado definitivamente, tenha a área degradada recuperada e garanta um novo destino correto e sustentável para os resíduos sólidos.
Também acompanharam a visita o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mica, Secretário de Infraestrutura, Adson, os vereadores: Gilran, Gustavo Porto e Jajá, além da presença de Pedro Fontes e do secertário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga..