4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
CDS Litoral Sul
Itabuna

INEMA LANÇA CARTILHA DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE

Fonte: Ascom SEMA-BA
10/11/2022 às 21h41

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançou, na quarta-feira (9), em Salvador, a Cartilha de Conservação da Fauna Silvestre do Estado da Bahia. A publicação tem como objetivo sensibilizar e orientar a sociedade sobre a conservação e importância dos animais para o ecossistema e como contribuir para a redução das ameaças sobre os mesmos. A produção contou com apoio da World Wide Fund for Nature (WWF), através do Projeto GEF Pró-Espécies, no âmbito do PAT Chapada Diamantina - Serra da Jibóia.

Clique no link para acessar a cartilha digital:https://bit.ly/CartilhaInemaVirtual

No âmbito das ações de educação ambiental no estado, a cartilha foi planejada para abordar, além da legislação ambiental relacionada aos animais silvestres, temas que contribuem para a conservação da fauna como: ações para conservação das espécies, em especial as ameaçadas de extinção; conhecimento sobre destinação adequada dos animais silvestres provenientes de resgate, apreensões ou entrega voluntária. 

"Temos que levar esse tema, de alta relevância, para ser discutido profundamente com a sociedade e criar ações que possam impedir ou diminuir a venda ilegal e maus tratos dos animais silvestres, para poderem permanecer em seus habitats naturais. A Cartilha é uma dessas ações, e tem sua importância como um material didático rico em conhecimento para ser utilizado no trabalho de educação ambiental nas escolas e comunidades", explicou o coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas.

"O diferencial da cartilha é que ela foi elaborada baseada nas informações e fotos de trabalhos de educação ambiental realizado com crianças, adultos e agricultores nas comunidades visitadas pelo Inema, sendo um produto que traz a presença da fala das comunidades. O objetivo é fazer com que esse material seja utilizado em ações por todo o estado da Bahia. Vamos divulgá-lo através das Campanhas de Entrega Voluntária de Animais Silvestres, de reuniões com gestores de Unidades de Conservação, com comunidades no entorno das Áreas de Solturas de Animal Silvestres, e instituições públicas e privadas", disse a bióloga do Inema, Rosane Barreto.

A distribuição também será realizada pela Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por parcerias de ações de educação ambiental desenvolvido com as prefeituras.

Apoiadora do projeto, a representante da área de comunicação do Pró-Espécies da WWF-Brasil, Mariana Gutierrez, destacou a parceria com o Inema para a elaboração da Cartilha, visando a sensibilização para combater o tráfico de animais silvestres. "Por meio do Projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), essa a ação veio com uma oportunidade de realizar políticas públicas e para ajudar no conhecimento das pessoas sobre a fauna silvestre da Bahia", pontuou.