CDS APRESENTA PLANO DE TRABALHO DA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO TERRITÓRIO LITORAL SUL

13/05/2021 às 20h21

Para definir diretrizes do início da execução das atividades e contratações referentes à consultoria que irá coordenar o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos na região, na manhã desta quinta-feira (13), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Nelson Pelegrino, se reuniu com o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, prefeitos dos municípios consorciados, secretários e técnicos.

O encontro virtual permitiu explicações dos aspectos legais e dos órgãos normalizadores referentes as políticas de resíduos sólidos, no âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, na oportunidade foram apresentadas as fases e agenda de implementação, composta por estruturação dos comitês diretores e grupos de sustentação; diagnóstico inicial e dos resíduos sólidos; plano de ação para a gestão; planejamento de comunicação e mobilidade social e cronograma detalhado com etapas a serem cumpridas com apresentação de relatórios estruturais analíticos do projeto.

Segundo Nelson Pelegrino, os problemas referentes aos resíduos sólidos dos municípios só serão resolvidos através de convênio com os consórcios públicos, e é visível a importância do CDS-LS para o enfrentamento da destinação correta dos lixos no território com esse projeto piloto apoiado pelo Governo do Estado.

“Estamos juntos finalizando mais um processo da formação da equipe que vai ajudar no processo da modelagem jurídica, econômica e financeira. A nossa intenção é concretizar esse plano através do projeto piloto já definido. Já foi um ganho importante a adesão de Itabuna e Ilhéus nesse processo. Reafirmamos que o CDS-LS é um instrumento com o compromisso para a elaboração do plano intermunicipal e na formatação de todo o processo com seus municípios consorciados”, disse o titular da Sedur.

Para Antônio de Anízio, a destinação dos lixos é uma tema que merece toda a atenção e importância para gestão no território litoral sul. “O mês e junho é o mês do meio ambiente e nada mais justo que fazermos o lançamento para toda a sociedade sobre todas as nossas discussões, no intuito de eliminarmos os lixões nos municípios consorciados, como o modelo primário para ser seguido em todo o Estado”, destacou o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré.