4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
CDS Litoral Sul
Itabuna

PRESIDENTE DO CDS-LS DESTACA A IMPORTÂNCIA DO HOSPITAL DE CAMPANHA DE ITABUNA

Fonte: Ascom CDS-LS
29/03/2021 às 21h47

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O novo Hospital de Campanha de Itabuna será mais um importante equipamento na luta para combater o Covid-19 em toda a região Sul da Bahia. Inaugurado nesta segunda-feira (29), a nova unidade, instalada no terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, conta com 40 leitos de UTIs e enfermaria, exclusivos para o tratamento da Covid-19 da população de Itabuna e de municípios da região.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio também destacou a importância da unidade, principalmente nesse momento crítico em que a região atravessa, com o aumento do número de casos. Mas paralelo ao Hospital de Campanha, Antonio voltou a defender a necessidade de intensificar a vacinação para atender a um público cada vez maior contra o coronavírus, além das medidas de evitar a doença, como o isolamento social, o uso de máscaras e álcool em gel.

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o município dá um passo importante para que a população venha ter acesso a equipamentos de última geração e profissionais capacitados para atender pacientes de Covid-19, mas, também enfatizou a necessidade do apoio da população.

“Nós precisamos nos unir para combater o maior inimigo, que é o Coronavírus. Para isso, precisamos contar com o apoio das pessoas para manter as medidas de impostas pelas autoridades de saúde”, disse.

O Hospital de Campanha de Itabuna, que vai atender a toda a região, começa a funcionar já nesta terça-feira (30). A unidade municipal será administrada pela Fundação Fabamed, que atualmente faz a gestão de aproximadamente 500 leitos, sendo 248 dedicados a Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra e Simões Filho. Com os 40 novos leitos da unidade, a macrorregião Sul possuirá 390 leitos ativos, sendo 166 de UTI Covid-19. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Itabuna, Ilhéus, Jequié, Camacan e Valença.

A solenidade de inauguração do Hospital de Campanha contou com a participação virtual do secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, do presidente da Amurc, Marcone Amaral. do deputado estadual, Rosemberg Pinto, do deputado federal, Paulo Magalhães, vereadores e autoridades de Itabuna e região, prefeitos das cidades de Ilhéus, Ibicaraí, Buerarema, Arataca, Coaraci, Jussari, Itaju do Colônia, Ubaitaba, além de representantes de outros municípios.