4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo

CDS-LS APRESENTA DIAGNÓSTICO DE ELABORAÇÃO DO PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO LITORAL SUL

Fonte: Ascom CDS-LS
16/11/2021 às 17h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã desta terça-feira, dia 16, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) realizou apresentação do diagnóstico dos sistemas públicos de limpeza urbana nos municípios do território litoral sul, que faz parte do planejamento de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Solidos (PIGIRS). O encontro aconteceu no auditório Candinha Dória e contou com a participação de gestores, secretários, técnicos municipais e vereadores da região.

Durante a apresentação o coordenador técnico da elaboração do Plano Intermunicipal, Saulo Araújo, da empresa Oriens Resiliência e Sustentabilidade, explicou sobre as etapas já realizadas até o presente momento, os resultados do diagnóstico e o planejamentos das proposta para os resíduos. Os resultados foram concretizados através da criação de formulários, a indicação do comitê diretor, a interação com os atores sociais e o diagnóstico participativo.

Ao todo, 93 membros dos municípios consorciados foram indicados para fazerem parte do comitê diretor, que participam diretamente, através do conhecimento do PIGIRS, da realização das atividades e a coleta de dados. 

Além disso, Saulo Araújo destacou informações regionais que auxiliam os gestores municipais nas ações adequadas do manejo dos resíduos sólidos. Dentro do diagnóstico, foram apresentadas iniciativas ambientais sobre os resíduos nos municípios, como está sendo feito o manejo, o uso dos instrumentos legais municipais, com menção aos serviços de limpeza pública e o cadastro dos catadores nas prefeituras.

“Esse diagnóstico representa um trabalho que está sendo concretizado com a participação de todos os envolvidos. Através desse estudo regionalizado podemos mensurar o destino do lixo na região litoral sul, a existência de coleta seletiva, a cobrança pelos serviços de limpeza, a composição gravimétrica dos resíduos municipais e a proposta de gestão desses resíduos”, disse Saulo Araújo durante apresentação.

Na oportunidade, o secretário executivo de CDS-LS, Luciano Veiga, destacou a importância da apresentação dessa etapa para a concretização do projeto, observando que o envolvimento deve ser geral. “Estamos unindo as forças de toda uma extensão territorial para executar todas as diretrizes, estratégias e metas que estão sendo apresentadas”, observou Luciano na abertura da reunião.

Durante a reunião, os representantes dos municípios de Itacaré, Floresta Azul, Barro Preto, Ibicaraí, Maraú, Buerarema, Itajuípe, Coaraci, Uruçuca, Aurelino Leal, Almadina, Itapitanga  e Itapé, ainda tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades do plano de transição final e implantação da coleta seletiva em Itabuna. O trabalho modelo integra o Projeto Recicla Itabuna, coordenado pela secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes. Para ela, o sucesso depende do engajamento de toda a sociedade, de todos que desejam mudar hábitos cotidianos na direção de sustentabilidade ambiental.