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CTE DEFINE PRÓXIMOS PASSOS PARA A EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO LITORAL SUL

Fonte: Ascom CDS-LS
18/04/2022 às 10h47

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Equipes de secretarias de educação dos municípios que compõem a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS)  participaram, entre os dias 04 e 12 de abril, das  ações formativas e qualificação técnica do apoio para formulação, implementação e acompanhamento da política educacional na região.

O objetivo foi estudar cada cenário, individualmente, para fortalecer as secretarias municipais para melhorar os índices de acesso, permanência e aprendizado dos estudantes. As atividades acorreram em 12 municípios consorciados que desenvolveram o Ciclo I planificado de ações do edital “Melhoria da Educação”, do Itaú Social.

A formação foi realizada pela equipe da Comunidade Educativa CEDAC, través de visitas planejadas em cada município. Para a articuladora da Câmara Técnica de Educação do CDS-LS e professora, Rita Souza, as visitas in locopossibilitaram a avaliação para que nas próximas fases se tenha uma melhor tomada de decisão sobre os métodos em cada localidade. 

“Essas decisões não envolvem apenas estudantes e professores. Mas, os gestores educacionais e escolares também são responsáveis pelo processo avaliativo, que envolve a escola como um todo e toda a comunidade escolar”, expressou Rita Souza.

De acordo com o analista de implementação do Itaú Social, Renato Brizzi, a pactuação prevê, além da formação e qualificação, o acompanhamento da formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais até o fim do mandato das prefeituras, em 2024.

“Percebemos que conseguimos reunir secretarias de educação muito comprometidas e engajadas. Foi muito importante estarmos juntos, agora não mais de forma remota. O contato com os dirigentes municipais, equipes técnicas, articuladores, demonstrou, ainda mais, a união pelo empenho na estruturação do planejamento estratégico, que norteará as próximas ações desta gestão, deixando um bom legado na educação para os municípios”, disse Renato Brizzi.

No planejamento estratégico foram elencados os objetivos prioritários. De acordo com o cronograma apresentado, os próximos passos irão se basear na perspectiva de melhorar os indicadores de aprendizado, promover a equidade na educação e fomentar a gestão democrática. 

Para a secretária executiva do CEDAC, Roberta Panico, todas as ações formativas realizadas visaram o desenvolvimento dos profissionais, a modernização da gestão escolar e a reestruturação do plano pedagógico.

“Os próximos encaminhamentos serão voltados para a prática do que se aprendeu, através de reunião com gestores escolares, formação ÇEDAC Virtual’, a sistematização dos dados relacionados aos instrumentos de acompanhamento das aprendizagens nas escolas, o apoio aos gestores escolares no levantamento dos resultados do acompanhamento das aprendizagens e a participação do webinário”, elencou Roberta Panico.

O Melhoria da Educação nasceu em 1999, e 23 anos contribuiu diretamente na melhoria de índices de educação de centenas de municípios. Também tem se destacado na contribuição no fortalecimento iniciativas de colaboração pelo país, bem como na formação da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação.


 

ASCOM CDS-LS

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