GESTORES DA CTE DO LITORAL SUL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO MELHORIA DA EDUCAÇÃO

06/04/2022 às 18h05

Com o propósito de fortalecer as secretarias de educação dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), nesta semana, a equipe técnica da Comunidade Educativa CEDAC realizou atividades de formação complementar com o foco em acesso, permanência e aprendizado com equidade ao 70.587 alunos da região.

O Ciclo I das ações do projeto de tecnologia educacional, que será desenvolvida na gestão do acompanhamento das aprendizagens, faz parte do edital “Melhoria da Educação, do Itaú Social. A abertura do cronograma de atividades aconteceu nesta segunda-feira (04), na Uniftc, em Itabuna, e contou com a presença de gestores, professores, educadores e técnicos dos 16 municípios consorciados.

A finalidade da “Melhoria da Educação” é desenvolver e disseminar as tecnologias educacionais com livre acesso e uso para todas as redes municipais de ensino, além garantir a formação e assessoria aos gestores, equipes técnicas de Secretarias de Educação e educadores de municípios prioritários.

Para a professora e articuladora da Câmara Técnica de Educação (CTE) do CDS-LS, Rita Souza, este momento permite a implementação e o compartilhamento de perspectivas sociais para contribuir com o progresso da educação pública em todo o território, proporcionando assim, a extensão da aprendizagem e a contenção das desigualdades no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

As atividades foram desenvolvidas pelas coordenadoras e formadora do CEDAC, Lucinha Magalhães e Priscila de Giovani, e pela Gestora de Território Instituto de Políticas Relacionais (IPR), Roma Júlia. A programação contou com apresentação dos participantes, momento cultural e com a metodologia para o acompanhamento das aprendizagens com foco na alfabetização.

De acordo com a presidenta do CTE e secretária de educação de Itapé, Luzinete Miranda, o engajamento coletivo demonstra a força da educação dos municípios e a vontade de desenvolver as competências para diagnosticar, formular estratégias e avaliá-las de forma contínua para retroalimentar o planejamento relativo ao acompanhamento das aprendizagens.

Durante o encontro, também foi apresentado o Cronograma de formação do 1º Ciclo, que acontece até o dia 12 de abril.