4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
CDS Litoral Sul
Itabuna

GESTORES DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE REUNIÃO DE ALINHAMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DO CDS-LS

Fonte: Ascom CDS-LS
21/11/2022 às 11h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã da última sexta-feira, 18,  a equipe da Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) apresentou o Plano Estratégico Regional para os secretários municipais da pasta da região.

O encontro aconteceu na sede da Amurc, no município de Itabuna, e apresentou metas para melhorar o processo ensino-aprendizagem do território. A proposta visa garantir condições para oferecer educação em tempo, a partir de ações consorciadas; modernizar e fortalecer a Gestão Escolar e promover uma gestão escolar democrática dos municípios consorciados.

Durante a apresentação a professora e articuladora da CTE do CDS-LS, Rita Souza, destacou que os municípios já estão trabalhando com essas metas de forma conjunta, além de outras estratégias desenhadas com a participação do edital “Melhoria da Educação”, do Itaú Social.

“Estamos trabalhando, arduamente com os municípios, com efetividade e qualidade necessária, que resultem na sustentabilidade, eficiência e eficácia da Educação Pública, visando o desenvolvimento humano com a inclusão. Essa é a nossa missão enquanto Câmara Técnica”, disse Rita Souza.

No cronograma de atividades foram apresentadas as próximas etapas para o avanço da metas. Dentre as ações estão o monitoramento dos municípios consorciados, objetivando identificar os avanços e desafios a partir dos processos formativos; visitas aos municípios consorciados; realização de um seminário para discutir e analisar os primeiros resultados dos processos formativos e promover um pacto de ação de busca ativa escolar de forma consorciada.

Para o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, a equipe técnica da CTE já avaliou que de acordo com o edital “Melhoria da Educação”, que está em curso através das várias parcerias, já foram atingidos os objetivos previstos, seguindo cronograma de ações.

Já para a colaboradora da CTE, Cláudia Correia, os ciclos de formação realizados pelo CEDAC, vem cumprindo o proposto, compreendendo e respeitando as particularidades dos municípios consorciados. 

“A visão articulada na formação da dupla gestora, com foco na alfabetização e no acompanhamento da aprendizagem, permite um diálogo sobre diversos temas, inclusive a equidade social, tão necessária de ser abordado e efetivado a partir da educação pública do nosso território”, expressou Cláudia Correia.