4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo

CDS-LS, SEDUR E CODES ALINHAM PAUTAS TÉCNICAS PARA A GESTÃO COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO

Fonte: Texto: Alline Meira
18/03/2021 às 12h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para realizar o alinhamento da pauta técnica referente a gestão compartilhada dos resíduos sólidos na região, o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga, participou de videoconferência com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (SEDUR) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, nesta quarta-feira (17).

Na oportunidade, foram discutidas, previamente, a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Governança Consorciada e a definição de papéis e responsabilidade dos entes envolvidos. Além disso, foi abordada a necessidade da criação da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável do Consórcio CDS-LS, que irá tratar da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) e das atividades emergenciais para os sistemas municipais de resíduos sólidos dos Municípios Consorciados.

A reunião contou com a participação o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais Urbanas da Bahia, Gustavo Campos, do coordenador técnico da diretoria de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais Urbanas, Mateus Cunha, e do assessor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES) Thiago Xavier.

Para Luciano Veiga, esse é um dos passos para o apelo da integração total dos municípios do território, principalmente para os municípios de Itabuna, Ilhéus e Aurelino Leal que ainda não fazem parte do consórcio, no intuito de avançar na escala do tratamento dos resíduos sólidos da região. “É necessário entender que as ações voltadas para a questão dos resíduos sólidos não são imediatas, são medidas a longo prazo. Mas, a partir do consórcio público é possível gerenciar a participação púbica e privada, através de uma proposta de manifestação de interesse, para que de através da união dos municípios possamos encontrar um modelo mais ajustados para a realidade local”, explicou o secretário executivo do CDS-LS.

Além disso, ficou definido que na próxima quarta-feira, 24, acontecerá uma reunião virtual com o titular da SEDUR, Nelson Pelegrino, juntamente com o presidente do CDS-LS, e prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio, prefeitos consorciados e equipe técnica do CDS-LS.

PROJETO PILOTO

No dia 11 de fevereiro, durante reunião que ocorreu no Teatro Candinha Dórea em Itabuna, o secretário estadual Nelson Pelegrino, definiu o CDS-LS como o projeto piloto da ação para a eliminação de lixões.

Na ocasião, o titular da SEDUR explicou que a ação parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos.