4275

CDS Litoral Sul

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|

PRESIDENTE DO CDS-LS PARTICIPA DA ABERTURA DA 24ª MARCHA DOS PREFEITOS, EM BRASÍLIA

Fonte: Ascom CDS-LS
27/03/2023 às 20h57

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã desta segunda-feira (27), o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou da abertura da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília,

A  Marcha terá programação até o dia 30, e conta com um importante espaço de diálogo e negociação de pautas municipalistas. O evento ganha ainda mais importância com a quantidade recorde de participantes neste ano: mais de 10 mil pessoas. Além dos municipalistas inscritos, prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros devem passar pelo evento, que apresenta as demandas dos Municípios e discute a construção de políticas públicas para enfrentá-las.

Nesse primeiro houveram debates sobre obras paradas municipais e a operação do Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos (CIPI); desafios do saneamento com o novo Marco; financiamento da Educação Municipal: Programas Federais, Creches, Obras Piso do Magistério e Fundeb; incidência do legislativo no pacto federativo do Suas; o Sistema Único de Saúde (SUS) para o futuro: reorganização e financiamento; e a nova proposta de regulação de transporte público coletivo no Brasil.

No segundo dia, 28 de março, os debates serão organizados pelas áreas de Consórcios Públicos; Meio Ambiente; Contabilidade; Turismo e Cidades Históricas; Defesa Civil; e Trânsito. Além disso, os temas Lei de Licitações e obras paradas municipais serão abordados junto aos gestores municipais participantes.

De acordo com Antônio de Anízio, a Marcha representa a oportunidade de ampliação e disseminação de políticas públicas por meio de metodologias inovadoras. “Temos espaços que promovem diálogo direto com propostas para o desenvolvimento local, de forma integrada, sustentável e participativa, envolvendo os municípios”, expressou o presidente do CDS-LS.

Participaram da abertura da Marcha os prefeitos dos municípios consorciados:  Jadson Albano, de Coaraci; Naeliton Pinto, de Itapé; Mário Alexandre, de Ilhéus; Juraci da Saúde, de Barro Preto; Vinicius Ibrann, de Buerarema e Léo da Capoeira, de Itajuípe.