CDS-LS PARTICIPA DE VISITA DE UNIVERSIDADES EM SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EM ITACARÉ

Fonte: ascom CDS-LS
28/07/2022 às 11h03

Com o objetivo de debater ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, a Prefeitura de Itacaré iniciou, na manhã da terça-feira (26), com programaçào até quarta-feira (27), um grande encontro com a presença de diversas universidades, secretarias municipais, empresários, jornalistas, entidades e comunidade, com foco na Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos.

Os trabalhos foram iniciados com a visita ao roteiro do Programa Lixão Nunca Mais, começando com ida ao lixão, seguindo para a Estação de Transbordo e finalizando com a visita das 25 casas em construção para os catadores e Centro de Triagem e Econegócios.

O evento contou com a apresentação de painéis sobre o tratamento dos resíduos sólidos atualmente no município, com a finalidade de levar conscientização para todos os presentes, através de ações efetivas e da educação ambiental.

Para o prefeito de Itacaré e presidente do CDS-LS, Antônio de Anízio, o momento foi de muita emoção e orgulho pelo trabalho exercido por toda a equipe da admnistração e comunidade do município. "Essa preocupação nossa vem de muito tempo. Criamos um projeto humano e sensível , com responsabilidade ao apelo social e educacional. Percebemos que o trabalho não é apenas acabar com o lixão, mas caminharmos junto para não se ter lixão nunca mais. E para isso, a ação deve ser iniciado dando dignidade, auto-estima e esperança para as famílias que ali residem", destacou Antônio.

A CVR Costa do Cacau participou das atividades, representada pelo gerente administrativo e comercial Mauricio Ramos Sena. A empresa, credenciada pelo Ibama e Inema para recepção e destinação final de resíduos sólidos, é parceira da Prefeitura de Itacaré na implantação da Estação de Transbordo e está doando dois carrinhos e quatro ecopontos para coleta de materiais recicláveis, que serão processados na Central de Triagem.

Participaram também do evento, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Faculdade de Ilhéus, da UNIFTC e da Universidade Técnica de Braunschweig da Alemanha, da Prefeitura de Barcarena-PA, onde estão sendo debatidos a eficiência no tratamento de resíduos, reciclagem e descarte dos resíduos para a administração pública e para os cidadãos.

Dentro da programação, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, apresentou o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PIRGIS) do consórcio público e enalteceu as etapas já concluídas e os cases já apresentadas pelos municípios do território litoral sul

Lembrando que, a Prefeitura de Itacaré tem apoiado as cooperativas de catadores, com previsão de entregar até o mês de outubro, as 25 casas que servirão de moradia para as 25 famílias integrantes da Associação Vitória, dos catadores de Itacaré.