ASSOCIAÇÕES RURAIS DE ILHÉUS E BUERAREMA RECEBEM PROJETO DE APOIO ATRAVÉS DO CDS-LS

Fonte: Texto: Alline Meira
30/03/2021 às 15h11

Os membros da Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Alto da Mangueira, localizada em Buerarema, e da Associação Demétrio Costa, em Ilhéus realizaram o Diagnóstico de Produção com o apoio dos técnicos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS-LS) e do Instituto Chocolate que integram o Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais do território litoral sul.

A análise sobre a produção da localidade determina as condições atuais dos agricultores e seus processos produtivos. Foram realizadas observações específicas sobre produtos, tais como a produção em destaque, sistemas de produção, volume de produção entre outros aspetos, até a chegada da comercialização.

As ações foram divididas nos turnos da manhã e tarde e procurou auxiliar os associados sobre a propriedade em seus âmbitos gerais, a partir da perceção dos agricultores a respeito de suas condições de vida no meio rural.

Para o presidente da associação da Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Alto da Mangueira, Renato do Nascimento Santana, que de início agradeceu a presença da equipe na realização do trabalho, destacou a importância da parceria e apoio do projeto, trazendo novidades e melhorias para toda associação.

Já para o presidente da Associação Demétrio Costa, Fernando dos Santos, a partir da ferramenta se permitiu que a comunidade faça o seu próprio diagnóstico, e a partir daí comecem um auto gerenciamento com mais panejamento para o desenvolvimento rural local.

As atividades são realizado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e o Instituto Chocolate. Ao todo, 3º associações do território participaram do projeto.