COMUNIDADE RURAL DE BUERAREMA RECEBE APOIO DE PROJETO DE ASSOCIATIVISMO

Fonte: ASCOM CDS-LS
30/03/2021 às 15h33

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS-LS) realizou no último dia 07, o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) com os produtores que fazem parte da Associação dos Produtores Familiares da Vila de Itamaracá e Adjacências, localizada em Buerarema. A atividade faz parte do Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais do Território Litoral Sul e garante a realização da ferramenta em 30 associações da região.

Seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde e sanitária, a abertura do evento foi feita pela presidente da associação, Maria Leonice, que aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do consórcio diante de tantas dificuldades vividas pela associação.

Posteriormente, o técnico do Instituto Chocolate, Elton Santos Borges, explicou a metodologia do DRP, apresentando também as técnicas e ferramentas que permitem que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico. “A partir daí, se inicia o auto gerenciamento para o desenvolvimento mais satisfatório da comunidade”. expressou.

Desta forma, a dinâmica com a coleta dos dados servem para compor o relatório para a criação, execução e fiscalização das políticas públicas destinadas aos pequenos produtores da região sulbaiana.

A ação foi realizada pela assistência técnica e extensão rural do CDS -LS e Instituto Chocolate, através de convênio com o Governo do Estado, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).