Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Prefeitos participam de Assembleia online. -
Presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.
Na manhã desta quarta-feira, 07, os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) participaram da Assembleia Extraordinária no intuito de discutir pautas significativas para a região. Dentre as tratativas abordadas estavam a apresentação do plano intermunicipal de gestão integrada dos resíduos sólidos, aprovação de créditos, processo seletivo e adesão de novos municípios.
Durante o encontro online, o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou, orgulhosamente, que o consórcio do litoral sul é o primeiro do Estado da Bahia a construir o plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos totalmente arcado com recursos próprios e contemplado os 14 municípios consorciados.
“Sabemos das dificuldades que estamos enfrentado com a falta de recursos para os municípios, principalmente com a atual situação inerente a pandemia. Estamos vivendo um momento em que, apenas, recebemos exigências e se ficarmos esperando que essa situação seja resolvida por outros pares, o trabalho não irá avançar”, explicou o presidente.
Além disso, Antônio de Anízio já convidou todos os consorciados para a reunião de trabalho com o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, no dia 16 de julho. “É importante os consórcios firmarem convênios com os demais entes federados, Estado e União.”, acrescentou.
Dando prosseguimento, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, apresentou aos consorciados os Convênios celebrados entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visando a reforma do Centro de Abastecimento Edson Hage, mercado municipal de Itajuípe, e o Centro de Abastecimento de Almadina.
Além disso, foi apresentado o processo seletivo do Convênio 008/21 para a Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) em parceria com a Sema, e em seguida os prefeitos presentes aprovaram a adesão dos municípios de Aurelino Leal e Itabuna ao Consórcio Litoral Sul.
“Que esses dois municípios sejam mais que bem-vindos. O nosso objetivo é sempre agregar mais a união do território litoral sul para desenvolvermos juntos mais ações em benefício de toda a nossa região”, finalizou o presidente Antônio.