Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
-
Painel Mulheres na Política, com participação da prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares. -
Convenção teve presença das mulheres da região.
Uma média de 400 pessoas de vários coletivos sociais da região participaram da I Convenção Regional Mais Mulheres no Poder, nesta quinta-feira, 11, na Uesc. O evento foi realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Políticas Públicas do Núcleo de Itabuna e a co-realização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e levou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, as conquistas alcançadas a partir do seu engajamento e os desafios a serem enfrentados para ocupar mais espaços nas esferas de poder.
O assunto chamou a atenção de mulheres que atuam no Poder Público Municipal, nas Câmaras de Vereadores, nos Conselhos Municipais, nas Associações, Cooperativas, no empreendedorismo comercial e social, bem como de lideranças masculinas. Na oportunidade, a equipe feminina do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, acompanhou a atividade que marcou mais uma oportunidade para o fortalecimento das mulheres da região.
De acordo com a coordenadora do GMB - Núcleo de Itabuna, Wandressa Souza, as mulheres, de modo geral, destacaram o evento como pioneiro, até dentro do próprio Grupo Mulheres do Brasil, de fazer um evento suprapartidário.
Com o tema: Política é pra todas, a apresentadora da CNN Brasil, Gabriela Prioli fez uma contextualização histórica sobre a ocupação das mulheres nos cargos de poder, e abordou que, embora a mulher tenha alcançado o direito ao voto no ano de 1932, ainda assim, o efetivo feminino corresponde atualmente, apenas 15 % na câmara dos Deputados do Brasil e 24 % nos parlamentos em todo o mundo.
Além disso, a prefeita de Ibicaraí, município consorciado ao CDS-LS, Monalisa Tavares, foi a representante do território litoral sul, onde participou do Painel Mulheres na Política.