TÉCNICAS DO GAC E DO SIM REALIZAM REUNIÃO EM ITAPITANGA

19/01/2023 às 15h46

Na manhã desta quinta-feira, 19, a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) realizou reunião técnica no município de Itapitanga, onde apresentou a importância da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O encontrou o ocorreu na Prefeitura Municipal e contou com a participação do prefeito, Ro de Beto.

Durante a apresentação, as técnicas ambientais do CDS-LS, Tauá Fontes e Carlisly Araújo, destacaram a habilitação do município para execução do licenciamento ambiental e apresentaram o plano de trabalho do GAC, juntamente com a gestão municipal.

“O GAC tem como principal objetivo apoiar o processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental através do consórcio público”, explicou Tauá Fontes. Já Carlisly Araújo destacou que dentro do cronograma de atividades “estão as reuniões de apresentação do convênio, o diagnóstico sobre a situação ambiental do município, o levantamento das informações que contribuem para a política pública de educação e de fiscalização ambiental, os pareceres técnicos e oficina”.

Segundo o prefeito de Itapitanga, Ro de Beto, o momento foi importante e esclarecedor, principalmente por ser mais um reforço que o consórcio público deixa a disposição dos municípios.

“Essa reunião deixou ainda mais evidente que o licenciamento ambiental é importante e necessário por ser um instrumento que prevê condições para o estabelecimento de empreendimentos e atividades, de forma a tentar eliminar, quando possível, ou minimizar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento social e econômico local”, observou o prefeito.

Serviço de Inspeção Municipal

Em seguida, a médica veterinária do CDS-LS,  Ione Ferreira, apresentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), esclarecendo o apoio técnico, material e logístico ao município e assim, permitir a implantação bem como a estruturação e funcionamento do mesmo.

“Através do SIM é possível contribuir para o desenvolvimento de ações que favoreçam uma melhora na saúde pública, no que tange a inspeção de produtos de origem animal, incentivando a instalação de novas agroindústrias e a adequação de agroindústrias já existentes de acordo com o que é estabelecido em Lei, cooperando também para a melhoria da economia local”, explicou Ione Ferreira.

Participaram também da reunião o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Eduardo Silva Reis, o vereador Genilson de Souza Rosa, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cláudia Corrêa,  técnicos municipais e representantes dos proprietários rurais e do comércio local.

Para mais informações acesse: https://linktr.ee/cdslitoralsul